Durante nossos estudos de Português, os alunos do 5º Ano B da Prof.ª Priscila tiveram contato com o gênero textual: Texto de opinião. A partir disso, foi proposta uma atividade onde os alunos precisariam defender suas ideias: um DEBATE!

Os debates são oportunidades para que tanto alunos quanto professores trabalhem o respeito, a maturidade e a humildade. Em um debate em grupo, o professor e todos os alunos trabalham juntos, usando ideias uns dos outros e exercitando diferentes capacidades. Além de colaborar para construir conhecimento coletivo sobre um determinado conteúdo, os alunos também podem desenvolver competências como o pensamento crítico e a habilidade de se comunicar. 

Imprescindível em um debate, é a argumentação, inclusive ela é uma das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.

O objetivo dessa competência é incentivar o aluno a formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

A capacidade de argumentação, de convencimento ou oposição não dependem apenas da opinião formada internamente — é preciso, também, saber se expressar de forma clara e precisa. Para isso, é fundamental desenvolver a oratória, com uma boa dicção, tranquilidade e transparência. E… nada melhor do que a prática, não é mesmo?

Bem, para o desenvolvimento da atividade, na qual o tema foi: “A PRESENÇA DE ANIMAIS EM ESPETÁCULOS DE ENTRETENIMENTO”, os alunos fizeram suas pesquisas, puderam escolher sobre o posicionamento que defenderiam. Depois, houve o momento de preparação onde, as equipes estruturaram seus argumentos e escolheram seus oradores.

Nem preciso dizer que a atividade foi um sucesso, um momento de treino, aprendizado, descontração e diversão!!

Veja abaixo alguns momentos do evento.