Nunca houve um tempo quando Deus não existia. Antes que existisse o tempo, antes que houvesse qualquer coisa, havia Deus. E, uma vez que sua natureza é imutável, ele também sempre existiu na Trindade — Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Quando lemos a Bíblia, descobrimos que cada membro da Trindade esteve envolvido na Criação: Deus Pai tomou a iniciativa, Deus Espírito é descrito como “pairando” sobre a ação, e Deus Filho foi o agente da Criação em tudo o que foi feito (Gn 1.2-3; Jo 1.3).

“Todas as coisas brilhantes e belas, todas as criaturas grandes e pequenas”[1] deveriam nos maravilhar; elas foram feitas pela ordem de Deus. E ele não é apenas o Criador de tudo; ele também é o Senhor de tudo aquilo que ele criou. Toda a natureza está em suas mãos, sob o seu controle. Ao vermos as ondas quebrando na areia da praia, é incrivelmente encorajador saber que cada uma delas está lá como resultado do governo soberano de Deus. Ele não abandonou sua Criação, e nunca irá fazê-lo.

É importante lembrarmos que Deus é também transcendente. Ele está em seu trono, acima, além e distinto de tudo aquilo que ele fez. Isso é o que distingue o cristianismo do panteísmo, a ideia de que o mundo natural é a manifestação de Deus e, portanto, tudo é uma parte dele de alguma forma. Com essa crença, não ousamos matar uma mosca ou pisar sobre uma formiga, pois esses insetos são divinos. De forma similar, não devemos cortar uma árvore ou comer carne, pois essas também são “partes de Deus”. Ensinos como esse são equivocados, mal orientados e tendem a levar à idolatria. A Escritura deixa claro, vez após vez, que as pessoas escolhem adorar “a criatura em lugar do Criador” (Rm 1.25). Quando vemos uma ótima pintura, nós a admiramos e apreciamos com razão, e então elogiamos o pintor. Toda a Criação é a tela de Deus, e toda ela fala dos “atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade” (v. 20).

Apenas Deus deve ser adorado, pois a Criação existe pelo seu poder e para a sua glória. Sua existência não conhece nem início nem fim, e ele reinará para sempre. Ele é o Rei. Hoje, exalte-o como somente ele merece. Dê uma caminhada ou olhe pela janela e louve-o ao ver a beleza dele exibida em tudo o que ele fez. Louve-o, pois ele continua a governar sobre sua Criação, sustentando você em sua soberana mão.